
Você sabia que a Floresta Amazônica garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas? Ela abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas.
A importância das florestas em pé na Amazônia
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, além de conter mais da metade da biodiversidade do planeta. O desmatamento na região representa hoje a liberação de 200 milhões de toneladas de carbono por ano (2,2% do fluxo total global). Conheça abaixo a importância de manter as florestas em pé, baseado na cartilha de mesmo nome publicada pelo IPAM em 2001, com texto de Cláudia Azevedo (Professora da UFPA e então Pesquisadora do IPAM) e fotos de Toby (IPAM) e Edivan Carvalho (IPAM). Com dados atualizados em julho de 2010 por Simone Mazer (IPAM).
Colocar a copaíba como arvore dentro desse ecossistema importante para o universo...
Você sabia?
A copaíba é uma árvore centenária da família das leguminosas, a espécie mais conhecida é a Copaifera officinalis, típica da Amazônia. É uma árvore de grande porte, até 35 metros na mata, por volta de 15 m no paisagismo. Folhas compostas pinadas, oito folíolos de 6 cm. Flores pequenas, em cacho, brancas. Fruto pequeno, duro, marrom claro, abre-se quando maduro expondo uma a duas sementes 1 cm, pretas, cobertas por um arilo alaranjado.
Para a extração do óleo essencial resina de copaíba, usados as arvores de mais de 300 anos, e sempre dentro de um padrão não agressivo a espécie, respeitando os períodos de descanso de cada uma delas.
São arvores nativas e não plantadas, e portanto a extração e logística dentro da floresta é bem difícil e onerosa.
Copaibeira
A copaíba é recomendada e tem sido utilizada nos projetos de recuperação de áreas degradadas e de recomposição de matas ciliares, em especial, o Programa Nascentes. Assim, mais um “milagre” se acrescenta a longa lista desta árvore – a sua sobrevivência. A produção do óleo-resina varia de acordo com a estação do ano e a idade da árvore. A perfuração é fechada após a extração, para evitar que o tronco sofra ataques de insetos e microorganismos.
Copaíba
O óleo de copaíba é conhecido por suas propriedades proporcionando diversos benefícios terapêuticos em ações anti-inflamatórias, cicatrizantes e regeneradoras.
Ele pode ser utilizado em situações relacionadas a acne, eczema e psoríase, além de ajudar a fortalecer os cabelos e combater a caspa.
Sustentabilidade
A WNF foi até a Amazônia selecionar o melhor óleo resina de copaíba, puro para você e se certificar que a extração segue os mais rígidos padrões de qualidade e sustentabilidade. A extração do óleo resina de copaíba é feita por comunidades ribeirinhas de maneira responsável a fim de preservar a árvore e impedir o desmatamento.
O Óleo Essencial Resina Copaíba é extraído dos canais esquizo-lizígeos através da perfuração do tronco da Copaibeira.