Buscar

Aromaterapia e o poder dos óleos essenciais

Por Cristiane Pagliuchi

Eng Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.


A Aromaterapia é uma técnica que nos ensina a viver com saúde através do poder dos óleos essenciais. Os óleos essenciais podem ser usados no ambiente e atingem o nosso organismo através do olfato, ou aplicados no corpo por permeação cutânea, nesse caso devemos usá-los sempre associado a um óleo vegetal, gel ou creme neutro. Tratam o físico, mental e o emocional.


Os óleos essenciais são princípios ativos naturais, extraídos de plantas aromáticas, da parte das folhas, frutos, flores e até mesmo dos caules ou raízes, e que servem como ferramenta para a aromaterapia, capaz de melhorar a sua qualidade de vida, saúde, bem-estar e beleza.


Acredita-se que na natureza, existem mais de 35 mil espécies vegetais produtoras de óleos essenciais, esses são materiais de estudos para as ciências farmacêuticas, e aplicados em diversos medicamentos de uso humano e veterinário.


Somente o óleo essencial tem fins terapêuticos, a essência sintética não, por isso é muito importante você confiar na empresa fornecedora desse produto. Saber como é cultivada a planta, como é feito o processo de destilação e a qualificação dos óleos essenciais. Cada planta produz um tipo de óleo essencial especifico. É importante identificar no rótulo das embalagens o tipo botânico, científico e a origem de cada um.


Em uma mesma família, podemos encontrar diversos tipos diferentes de óleos essenciais,

por exemplo, existem vários tipos de lavandas no planeta. Quando se fala em lavanda para relaxar, acalmar,  tranquilizar, proporcionar paz e ajudar no sono, devemos procurar no rótulo o tipo botânico Lavandula angustifólia ou officinalis originária de França.  Os outros tipos botânicos de lavandas como Lavandula stoechas, Lavandula dentata, Lavandula latifólia, Lavandula hybrida etc... seriam para outras utilizações.


A Lavandula dentata ou lavanda Brasil está diretamente relacionada à respiração e além de acalmar, pode ajudar na regeneração celular de queimaduras leves da pele, como queimaduras solares.


O óleo essencial existe na planta para várias atividades importantes, como a proteção, conservação e auxilia no metabolismo da mesma. Cada planta possui propriedades terapêuticas, são divididas em classes farmacológicas e orientadas pela presença especifica dos princípios ativos presentes nos óleos essenciais.  Dentro desse universo, podemos direcionar as aplicações, dividindo os tratamentos pelos setores: respiratório (incluindo o sistema imunológico), digestório, linfático, circulatório, nervoso, límbico, endócrino, muscular e dermatológico.


São vários os benefícios que cada óleo essencial consegue atingir no corpo humano e dos animais em geral. Quando ouvimos a palavra "óleo", associamos a um produto oleoso, grudento e viscoso, mas os óleos essências são na verdade uma matéria prima etérea, volátil, semelhante ao álcool, de fácil evaporação. O nome de óleo se deu porque durante a destilação das plantas, na condensação, o produto se mostra em 2 camadas, a hídrica, mais pesada, que podemos chamar de hidrolato ou água termal e a camada leve e menos densa que fica por cima, com aparência de óleo, por isso o nome de óleo essencial, por semelhança visual, mas não molecular físico química. Sabendo disso, para usar no corpo, com segurança, não podemos usá-lo puro.  O ideal é sempre misturar o óleo essencial ou a sinergia de óleos essenciais, em uma base de óleo vegetal, gel ou creme neutro, que chamamos de base carreadora. É importante usar base vegetal, sem óleo mineral na sua composição, já que as bases vegetais são naturais e compatíveis com a pele, ajudando na permeação cutânea.


No ambiente, devemos associar direto em superfícies inertes ou misturar com água em difusores a vela, elétricos e ultrassônicos.


Mesmo sendo um produto natural, existem algumas contraindicações e estas estão geralmente associadas às dosagens ou à falta de conhecimento do assunto.  Cada gota de óleo essencial, em média, representa 30 gramas de planta in natura, então temos de prestar atenção nos métodos de aplicação para evitar riscos à saúde. Outro ponto a ser comentado, é a utilização de óleo essencial em pessoas grávidas, recém nascidos, crianças pacientes com câncer ou com qualquer diagnóstico grave.  Nesses casos devemos selecionar o tipo do óleo e devemos ser orientados por profissionais da área da saúde para podermos usá-los com consciência e segurança.


Sugestões de aplicação:


No ambiente:

Usar em difusores a vela, lâmpadas, ultrassônicos, em peebles, superfícies inertes ou em formato de spray.


Em difusores:

Pingue em difusores 10 ou no máximo 20 gotas do óleo essencial puro. (dura até 6 horas no ambiente)


Relaxar durante o dia:

Use 10 gotas de lavanda + 5 gotas de laranja doce e 5 gotas de alecrim.

Para relaxar, tranquilizar, trazer pensamentos positivos e mais alegres ao seu dia.


Relaxar durante à noite:

Use 10 gotas de lavanda + 5 gotas de laranja doce e 5 gotas de erva doce.

Para ajudar numa noite tranquila, paz e proporcionar um sono regenerador de qualidade.


Para fazer um spray  de proteção e higienização para toda a família:

Pode ser usado em calçados, nas mãos, nas roupas e em superfícies inertes (tapetes dos carros, carrinhos supermercados, armários, cortinas, etc...)

Em um frasco de 500 ml colocar 2/3 de álcool e 1/3 de água termal, pode ser de lavanda ou de alecrim.  Pingar dentro da mistura 20 gotas de melaleuca TEA TREE de origem australiana + 5 gotas de tomilho + 5 gotas de eucalipto + 5 gotas de alecrim + 5 gotas de laranja doce.


Para fazer um spray de relaxamento, para qualquer hora do dia e da noite, ajudar no sono regenerador e tranquilo (excelente para passar na roupa de cama):

Pode ser usado nos travesseiros antes de dormir, nas roupas antes de deitar, nos tapetes do quarto, em superfícies inertes e etc...

Em um frasco de 500 ml colocar 2/3 de álcool e 1/3 de água termal, pode ser de lavanda.

Pingar dentro da mistura 20 gotas de Lavanda originária da França + 5 gotas de erva doce + 5 gotas de laranja doce.


No corpo:

De manhã - hidratante energizante, motivador e antidepressivo:

Ajuda nos pensamentos positivos, dá energia extra para agir no seu potencial máximo, com foco na concentração, raciocínio e nos estudos.

Escolha uma base carreadora: pode ser óleo vegetal natural do tipo semente de uva, abacate, amêndoas, gérmen de trigo, girassol, creme neutro sem aroma, ou gel de aloe vera por exemplo.

Associe essa base (5ml ou 6 ml = 4 colheres de sopa cheias) com:

1 gota de óleo essencial de alecrim + 01 gota de óleo essencial de petitgran, ou bergamota ou laranja doce e 1 gota de lemongrass. Use em todo o corpo ao acordar ou depois de um banho revigorante.


Esta mistura depois de formulada, pode ser usado por até 2 dias sempre ao abrigo de luz e tampada. Não esqueça de usar um frasco novo e rotule-o para saber do que se trata a sua mistura.


De noite - hidratante relaxante e antidepressivo:

Ajuda a acalmar pensamentos repetitivos, proporciona um sono regenerador e renovador.

Escolha uma base carreadora: pode ser óleo vegetal natural do tipo semente de uva, abacate, amêndoas, gérmen de trigo, girassol, creme neutro sem aroma, ou gel de aloe vera por exemplo. Associe essa base (5ml ou 6 ml = 4 colheres de sopa) com:

1 gota de óleo essencial de lavanda + 01 gota de óleo essencial de petitgran, ou bergamota ou laranja doce e 1 gota de erva doce ou camomila.

Use em todo o corpo à noite depois de um banho relaxante.


A aromaterapia e o poder dos óleos essenciais têm o objetivo de ajudar as pessoas em suas mais diversas necessidades, mas para aproveitar esses benefícios naturais é muito importante conscientizar-se da procedência, dosagens e técnicas para manipulação de cada um dos produtos.

WNF - World's Natural  Frangances

SAC: (11) 3857-7790
2ª a 5ª das 8h às 18h e 6ª feira das 8h às 17h

E-mail: sac@wnf.com.br

© 2020 por @onebranding