top of page
Buscar

Aromaterapia na Pele, óleos carreadores

Saudações!

Os óleos vegetais são os óleos carreadores e também as bases importantes para a aplicação de óleos essenciais na pele. Possuem afinidade natural com a pele por serem constituídos pelos mesmos ácidos graxos produzidos pelas glândulas sebáceas, isto significa que o filme lipídico que protege toda a superfície da pele humana é constituído de certa forma pelos mesmos componentes que compõe os óleos vegetais, através disso já podemos entender que sejam benéficos a saúde da pele.


Na verdade o importante papel dos óleos carreadores em primeira linha é se fixarem no manto lipídico, essa capacidade de adesão faz com que a pele aumente sua capacidade de reter água, mantendo-se hidratada e macia por mais tempo. Quando os óleos carreadores (óleos vegetais) possuem diluído em seu conteúdo os valiosos óleos essenciais, esses são integrados ao manto lipídico e paulatinamente liberados no epiderme, por onde penetram profundamente nos tecidos.


De modo geral, acredita ‑se que a aplicação de óleos na pele e nos cabelos aumenta a oleosidade destes, mas isso não é verdade quando se trata da aplicação de óleos vegetais puros. A sensação de excesso de oleosidade só ocorre com a aplicação de óleos minerais, estes sim, são oclusivos, ou seja, tem a propriedade de fechar os poros e evitar a penetração de água. O proposito de utilizar o óleo vegetal ou carreador na pele e justamente o fato de ele integrar ‑se rapidamente ao manto hidro lipídico, aumentando a umectação da pele, mas sem oclui‑la totalmente. 


Os óleos essenciais misturam‑se imediatamente aos óleos vegetais, incorporando‑se a estrutura destes sem que, para isso, seja necessário utilizar qualquer agente homogeneizador.


A terminologia “óleo carreador”  é uma expressão da Aromaterapia para definição dos óleos vegetais ou das misturas entre eles.

Aqui uma tabela com os principais óleos vegetais, sua função e área de aplicação no corpo, caso você se interesse em utilizar, procure óleos vegetais puros, leia o contra-rótulo do produto, só pode ter 1 componente.





Você pode misturar os óleos vegetais à vontade. Não utilizar em excesso, óleos puros usamos na forma de mililitros, aplique seus óleos essenciais preferidos conforme vamos ensinando por aqui.

Nos falamos na próxima publicação com mais conteúdo muito interessante para seu conhecimento de Osmologia.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page