top of page
Buscar

Conheça o Óleo Essencial de Bergamota

Atualizado: 23 de jun. de 2021

Esse óleo essencial é extraído das cascas e dos frutos da espécie de árvore de Citrus aurantium bergamia, originária da região da Itália. Seu aroma é cítrico, amargo e com leve toque seco. É o óleo essencial cítrico considerado o mais nobre para estética, saúde e qualidade de vida. O aroma sofisticado, alegre e nobre, desperta a alegria incondicional. É sutil e simples, como a brisa matinal. Evoca ânimo e confiança, afastando os sentimentos depressivos, desmotivacionais e de tristeza. Purifica o ambiente, renova o ânimo e neutraliza os pensamentos negativos. Grande aliado para equilibrar o físico, o mental e o emocional. O preferido dos terapeutas e especialistas.


CURIOSIDADES SOBRE A BERGAMOTA

A palavra “Bergamota” é de origem turca e significa “pera de príncipe”, já que o formato da fruta se parece com uma pera.

No passado, a água deixada em um copo, em contato com a fruta aberta, era tomada de um dia para outro com a finalidade de auxiliar nas febres e vermes.

O nome Bergamota é devido a origem do plantio de suas árvores, Bérgamo, uma cidade da Itália.



BENEFÍCIOS PARA O CORPO

O Óleo Essencial de Bergamota é excelente quando utilizado em massagens lipolíticas. Tanto em massagens como em tratamentos de pele, age como desintoxicante e tônico para o corpo. Estimula e fortalece tecidos desvitalizados da pele. É antioleosidade e desodorante. Uma gota do óleo em um copo de água, pode ser usado como enxaguante bucal.

Em sinergia com óleos essenciais de Palmarosa, Gerânio ou óleos essenciais florais, torna-se um aliado para autoconfiança e o amor próprio.





BENEFÍCIOS PARA O EMOCIONAL E MENTAL

Considerado antidepressivo e antiestresse. Ajuda em estado de tristeza e desmotivação. Um excelente revigorante de energias. Auxilia em situações de inquietude, agitação, nervosismo e estresse.

Ótimo para ajudar nos processos de compulsão alimentar ou bulimia (extremos).


FORMAS DE USO

Em colares aromáticos pessoais, aplique uma gota por até uma hora ao dia.

No spray, dilua a 2% ou 3%.

Para uso no corpo, deve ser sempre associado a uma base carreadora do tipo: óleo vegetal ou creme neutro. A proporção corporal é de 4ml de óleo vegetal para uma, no máximo duas, gotas do óleo essencial ou uma colher rasa de creme neutro para cada uma gota de óleo essencial.

Na pele, para tratamentos de estética, é um óleo que deve ser usado sempre à noite, e para maior segurança no uso, evite exposição solar por pelo menos 48 horas após o uso (fotossensível).


USE COM SEGURANÇA

Uso externo, não ingerir. Evite contato com o sol durante o tratamento. Exposição a luz solar somente após 48 horas do tratamento. Mantenha fora do alcance de crianças. Evite a exposição do produto à luz solar e às variações de temperatura.


Por Cristiane Pagliuchi

Eng Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.


115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page