top of page
Buscar

Estresse e Ansiedade na pandemia, como os óleos essenciais podem te ajudar

Atualizado: 18 de set. de 2020


Por Cristiane Pagliuchi

Eng Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.


Em momentos de estresse, ansiedade, coação e insegurança o nosso organismo é diretamente afetando no físico e no emocional. Para equilibrar os ambientes e proporcionar calma e paz para o corpo, sugiro o uso da Aromaterapia. A Aromaterapia utiliza os óleos essenciais como ferramenta principal para equilibrar o organismo, e somente eles são capazes de agir terapeuticamente. Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas e no mundo existem mais de 30.000 espécies catalogadas e que podem nos auxiliar no bem estar e na nossa saúde diária.

Atenção 1 gota de óleo essencial é em média 30 gramas de planta in natura, ou seja aproximadamente 20 xícaras de chá, por isso atenção na escolha, no uso e dosagens dos óleos. Para relaxar, acalmar, tranquilizar e alegrar, indico para o ambiente e corpo 2 blends de óleos essenciais (sinergia de óleos essenciais), capaz de transformar os ambientes e trazer mais paz e motivação para o corpo, nesses tempos de pandemia.

No ambiente à noite:

Use um difusor de aromas, pode ser à vela, à lâmpada, de tomadinha ou ultrassônico. Encha o difusor com água e pingue nele 8 gotas de óleo essencial de lavanda, 5 gota de óleo essencial de laranja doce e 2 gotas de óleo essencial de erva doce.

Deixe no ambiente por até 3h. Use quando precisar equilibrar ou transformar o ambiente.

No corpo de noite (após o banho ou antes de dormir):

Faça o seu próprio hidratante natural: escolha o seu óleo preferido vegetal como carreador ou uma base neutra. Separe em um pote ou recipiente que consiga fechar (com tampa) 10ml de óleo vegetal ou 5 colheres de sopa cheias de creme neutro junto com: 2 gotas de óleo essencial de lavanda, 1 gota de óleo essencial laranja doce ou óleo essencial de Petitgrain ou Bergamota e 1 gota de óleo essencial de erva doce. Use em todo o corpo como hidratante. Essa dosagem é suave e segura, pode ser usada por até 5 dias, depois será necessário misturar tudo novamente, nossos produtos não tem conservantes químicos e suas misturas não duram muito tempo.

No ambiente de dia: Use um difusor de aromas, pode ser à vela, à lâmpada, de tomadinha ou ultrassônico. Encha o difusor com água e pingue nele 4 gotas de óleo essencial lavanda, 8 de óleo essencial laranja doce e de 2 gotas de óleo essencial alecrim ou óleo essencial lemongrass (alecrim se você está em um momento de mudanças e transformação e precisa de estímulo e lemongrass se necessita de foco, determinação, concentração e melhora no raciocínio mental, ambos são óleos essenciais energizantes).

Deixe no ambiente por até 3h. Use quando precisar equilibrar ou transformar o ambiente.

No corpo de dia (após o banho ou antes de dormir):

Faça o seu próprio hidratante natural. Escolha o seu óleo preferido vegetal como carreador ou uma base neutra. Separe em um pote ou recipiente que consiga fechar (com tampa) 10ml de óleo vegetal ou 5 colheres de sopa cheias de creme neutro junto com 1 gota de óleo essencial lavanda e 1 gota de óleo essencial laranja doce ou petitgrain ou bergamota e 2 gotas de óleo essencial alecrim.

Use em todo o corpo como hidratante. Essa dosagem é suave e segura, pode ser usada por até 5 dias, depois será necessário misturar tudo novamente, nossos produtos não tem conservantes químicos e suas misturas não duram muito tempo.

Atenção não use os mesmos óleos diariamente por mais de 15 dias seguidos, o óleo essencial tem efeito acumulativo no organismo e o mesmo pode gerar uma certa repulsa ao odor e proporcionar uma experiência negativa desnecessária.

Esse protocolo está de acordo com a situação em que nós brasileiros estamos vivendo hoje.

Insegurança, desespero, estresse, depressão, desmotivação, noites de sonos mal dormidas, situações onde você se encontra “na defensiva”, brigas, dívidas bancarias, etc...

LAVANDA: relaxante, anti-estresse, calmante, paz, ajuda noites de sonos regeneradoras.

ERVA DOCE: Semelhante a lavanda mas ajuda também no sistema digestório, já que em situações de estresse é comum ficar com má digestão, azia...

LARANJA DOCE: equilibra sistema digestório para pessoas que ficam em casa e estão comendo muito, estimulante de apetite e ao mesmo tempo equilibra quem tem compulsão alimentar (situação de coação e desespero).

GRAPEFRUIT e BERGAMOTA: auxilia em processos depressivos e lipolítico, ajuda no corpo para quebra de gordura localizada e celulite.

ALECRIM e LEMONGRASS: energizante e estimulador, ajuda no raciocínio, foco, solução de problemas e mental.

PETITGRAIN: Alegria, energia, celebração da vida, conforta e proporciona aconchego.





2.181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page