top of page
Buscar

O poder do óleo essencial na saúde

Conforme falamos em nosso primeiro post, para ministrarmos a Aromaterapia e suas técnicas necessitamos dos poderosos óleos essenciais!

Mas o que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são óleos etéreos, óleos muito finos e voláteis produzidos por diversas plantas. 

As plantas os produzem para diversas finalidades. Eles fazem parte do sistema imunológico delas, defendendo-as contra doenças, fungos e parasitas.

Fazem parte do sistema reprodutor participando do perfume de suas flores. Esse papel como atrativo aos insetos polinizadores tem uma ligação direta com nosso prazer quando sentimos perfumes florais. Também faz parte da proteção dos frutos de diversas espécies como: o óleo da casca do limão ou da laranja que protegem o fruto permitindo maior conservação.

Para as plantas que produzem óleos essenciais estes são de importância vital, para o ser humano, eles atuam igualmente de forma benéfica. 

As propriedades bactericidas e fungicidas que protegem as plantas também protegem os seres humanos. 

Óleos essenciais produzidos nas flores -  os órgãos sexuais das plantas - possuem uma interação direta com nosso sistema límbico e estimulam delicadamente nossos instintos sexuais. Isso ocorre pela produção de hormônios sexuais estimulados pelo sistema olfativo em ligação direta com o sistema límbico cerebral. 

Mas não devemos ficar somente nas funções bactericidas, fungicidas ou na atividade afrodisíaca dos óleos essenciais, sua abrangência é gigantesca sendo muito mais fácil falar o que eles não beneficiam no ser humano.

A área mais restrita de aplicação de óleos essenciais em prol da saúde, são os olhos! Sim aqui é onde devemos evitar a aplicação, no demais, indo de fios de cabelo até as unhas e incluindo neste espaço todos os sistemas do corpo e também nosso emocional poderemos aplicar óleos essenciais em benefício da Saúde. 



Algumas dicas:

- Conheça a propriedade do óleo essencial

- Consulte a técnica de aplicação para obter o benefício pretendido

- Saiba a dosagem de óleo essencial e em qual veículo deverá ser aplicado

- Se informe sobre tempo de aplicação e o tempo de duração do tratamento

Não perca o próximo post... vamos revelar alguns segredos sobre os óleos essenciais. 

98 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page