Buscar

O Sagrado Feminino: Óleos Essenciais e os Ciclos da Vida


Por Cristiane Pagliuchi

Eng Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.



Os óleos essenciais são matérias primas naturais que auxiliam em diversos aspectos da saúde física, mental e emocional. Trabalham de forma integrativa, agregando positivamente na prevenção e promoção da saúde como um todo. São ferramentas para a aromaterapia e seu acesso ao organismo se dá pelo olfato (aromas) e/ou pela permeação cutânea da pele.

Alguns óleos essenciais possuem características únicas, se utilizado de forma correta e com sabedoria, auxilia o ser humano no seu equilíbrio físico e emocional.

Para a saúde da mulher, temos diversos óleos essenciais indicados para cada fase da sua vida.

Infância e transição para adolescência: de 12 até 18 anos

Óleo Essencial de Laranja Doce e Lavanda

A mulher nessa fase fica mais comunicativa, livre, alegre, brincalhona, divertida, sorridente, celebrando a vida, com a fase hormonal ligada aos preparativos para se tornar mãe.

Fase da DONZELA.

O Óleo Essencial de Laranja Doce é comumente conhecido como “Óleo da Alegria”. Ele estimula a felicidade e expansão. É um potente aliado para aliviar medos como o medo noturno em crianças, medo de dirigir automóveis, entre outros. Isto ocorre, pois é um óleo que traz conforto e segurança. É um poderoso estimulante de apetite e da digestão, purificador e equilibrante. A Lavanda acalma, traz tranquilidade e é um dos primeiros óleos a serem usados dentro do universo dos óleos essenciais. Ele é bem compatível com o inicio da vida e ajuda na TPM, reduz angustia e auxilia no equilíbrio do cortisol no organismo, ajudando a dormir e na qualidade da recomposição do sono durante a noite.

Adolescência e inicio da fase adulta: de 19 até 35 anos

Óleo Essencial de Ylang Ylang e Gerânio

A mulher nessa fase se mostra mais centrada, focada e atenta para “construção”, baseada em valores e crenças adquiridas desde seu nascimento.

Fase da MÃE.

Momento propicio para formação de uma família.

Busca constantemente o equilíbrio emocional, mental e físico.

Seu libido está alto e sua capacidade de sedução também.

O óleo essencial de gerânio proporciona aconchego, ao mesmo tempo que em sinergia com o Ylang Ylang, é capaz de estimular o libido e o poder da sensualidade.

Promovem juntos maciez da pele, brilho dos fios capilares e é excelente para seu usado na face e cabelos em geral (para qualquer tipo de cabelo, promove hidratação e maciez)

Mulher adulta: de 36 até 48/50 anos

Óleo Essencial de Palmarosa e Gerânio

Nesse momento a mulher se encontra com certa baixa hormonal, inicio do climatério onde algumas emoções estão afloradas e em alta.

É o pico do poder e da sensualidade feminina, onde há o encontro com a nossa sombra, beleza, transformação e força interna. Momento certo para reavaliar valores e iniciar uma fase de novos hábitos que visam agir positivamente no dia a dia dessa mulher.

Fase da FEITICEIRA.

O Óleo Essencial de Palmarosa age diretamente na auto estima e no físico, auxiliando na hidratação da pele em geral e ajuda nos tratamentos de flacidez e de rugas. Em sinergia com óleo de gerânio estimula equilíbrio dos hormônios femininos que nessa fase se encontram em baixa, já que a mulher provavelmente estará a menopausa ou caminhando para esse momento.

Rico em geraniol, esses óleos juntos oferecem maciez, flexibilidade, hidratação, na pele da face e nos cabelos, ajudando na aparência homogênea da epiderme, auxiliando também em processos de clareamento facial (nesse caso, deveremos associar esses óleos com laranja doce e argila amarela ou branca, e evitar o sol durante esse tratamento).

Mulher madura: 45 anos em diante

Óleo Essencial de Sálvia Sclarea, podendo ser associado aos óleos de Gerânio, Laranja Doce, Petitgrain ou Lavanda

Momento feminino intenso onde o EU superior fala mais alto do que o EGO. Excelente para retiros espirituais e ligados a ancestralidade, onde o entendimento do passado se torna mais claro e revelador.

A menopausa já se consolida e traz paz para essa mulher que já foi muito guerreira e pretende nesse momento curtir seu corpo de forma introspectiva e sábia.

A associação da Sálvia nesse momento pode ser transformador e com a sinergia dos óleos cítricos e florais podem equilibrar até dores de cabeça e sensações de calor.

Momento único de conexão com filhos, filhas, com a natureza, com animais, com o planeta, entendendo que o amor pode ser incondicional e muito mais potente do que o vivido em todas as outras fases.

Momento de acordar sorrindo e de dormir tranquila com a sensação de “dever cumprido”.

Pura magia.

Fase da ANCIÃ.

Os óleos da WNF são qualificados, validados com rastreabilidade e possuem fichas cadastrais/cromatografias gasosas para garantir as suas ações, atividades e funcionalidades.

Podem ser usados sozinhos ou em sinergias (mistura de óleos essenciais para uma atividade especifica). Atenção, USE SEMPRE associados com uma base carreadora que pode ser:

  • Óleos vegetais (escolha o mais apropriado para o seu tipo de pele ou local a ser aplicado)

  • Cremes neutros

  • Géis ou hidratantes neutros

Preste atenção para não misturar os nossos óleos em hidratantes comuns (os que você encontra em mercados e farmácias) e que possuem óleos minerais, silicones e essências perfumes em suas formulações. Essas matérias primas não são compatíveis com a pele e a mistura de essências sintéticas com óleos naturais, se não for muito bem dosada, pode desequilibrar a parte olfativa, interferindo negativamente em todo o contexto.

Ressaltamos que você pode utilizar todos os óleos essenciais citados em qualquer momento da vida! Indicamos o uso em aromatizadores de ambiente, difusores, massagens corporais, faciais, capilares, sempre associado a um veículo carreador (óleo vegetal, creme neutro, géis ou hidratantes neutros).

Conheça mais sobre os óleos e aprenda a aplicá-los com segurança em nosso manual técnico

Entre em nosso site www.wnf.com.br, cadastre seu e-mail e receba o manual técnico (última versão + protocolos de aplicações da cabeça aos pés)

E você? Qual óleo prefere? Conte para a gente no Instagram!@wnfofocial @veganaoficial


Fonte:

AMARAL, Fernando. Técnicas de aplicação de óleos essenciais: terapias de saúde e beleza. São Paulo, 2015.

BAUDOUX, Dominique. O grande manual de aromaterapia de Dominique Baudoux. Editora Laszlo 2018.

266 visualizações

WNF - World's Natural  Frangances

SAC: (11) 3857-7790
2ª a 5ª das 8h às 18h e 6ª feira das 8h às 17h

E-mail: sac@wnf.com.br

© 2020 por @onebranding