top of page
Buscar

Os aromas da Nova Era

Por Fernando Amaral

Osmólogo, especialista em óleos essenciais e plantas aromáticas, autor do livro "Técnicas de aplicação de óleos essenciais" e CEO da WNF.



A Natureza preparou muitas surpresas aos Seres Humanos, como uma Anfitriã que deseja agradar seus hóspedes a Natureza provê os elementos necessários como a água, a terra e o ar, provê alimentos em diversas formas, sabores, cores tamanhos e funcionalidades. A Natureza nos apresenta uma mesa posta com abundância em seu mais profundo significado.

Observando os planos da Natureza, muitas vezes podemos concluir que existe uma administração invisível, as épocas de plantio, o brotar, o reproduzir das espécies, a colheita dos frutos,  tudo isso parece acontecer automaticamente,  mas existe arte nas coisas da Natureza, basta observar com uma lupa qualquer flor, as cascas dos frutos, as formas das folhas, aqui cabe a pergunta: como a planta sabe reproduzir nos mínimos detalhes cores tão nítidas e desenhos tão inspiradores? Como é possível que na reprodução se mantenham as características da personalidade dos vegetais, seus sabores, suas cores e seus odores?


Os aromas naturais ainda são mais misteriosos, esses possuem a habilidade de evocar memórias, de despertar prazeres e de estimular a saúde. Nós seres humanos somos dotados de “antenas” parecidas com as antenas das abelhas e das borboletas, são nossos nervos olfativos, dois filamentos que se apoiam na base do nosso crânio, projetando suas sumidades para fora em direção ao nariz enquanto sua raiz se conecta ao nosso sistema mais primitivo, o regente de nossas emoções e sentimentos, o sistema límbico. Não vemos nossas antenas, elas estão protegidas dentro do Crânio, mas conhecemos sua capacidade de intuição, muitas vezes dizemos: -“isso aqui não está me cheirando bem”- ou – “ele possui um faro para os negócios”, atributos relacionados a uma espécie de sexto sentido, que indica que os cheiros podem revelar segredos.


Os seres humanos sentem algo especial e incógnito no que diz respeito ao seu olfato, algo que os animais aprimoraram em suas habilidades, algo que o ser humano não desenvolveu em si como poderia ter desenvolvido.

Felizmente novos tempos estão chegando, onde a busca pelo resgate de potencialidades perdidas se manifesta na forma de anseios, muito tempo é dedicado à ciência das descobertas e do autoconhecimento, de certa forma estamos aqui e agora procurando e

realizando esses desejos.


Queremos conhecer as nossas origens e os caminhos que podem nos levar a felicidade e à paz. Uma parte do caminho é o autoconhecimento, sendo imprescindível para o desenvolvimento pessoal, se conhecer e conhecer melhor os 5 sentidos como portas para as impressões da natureza é  componente essencial na trajetória pessoal, por isso, desejo auxiliar os leitores desta coluna no caminho do olfato, das potencialidades e das substâncias que são capazes de influenciar na saúde e na beleza.


Para todos aqueles que almejam maior autoconhecimento, aqueles que querem se aproximar mais da natureza, aqueles que com amor e carinho estão dispostos a estudar e conhecer sua arte, vou escrever e instruir sobre o uso dos óleos essenciais; que são à forma mais concentrada de energia vegetal disponível para utilização humana. Os óleos essenciais promovem a conexão etérea entre o Homem e a Natureza e resgatam os conhecimentos que deveriam fazer parte desde sempre da cultura humana.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page