top of page
Buscar

Óleo de Rosa Mosqueta, para quê serve?

Atualizado: 12 de jul. de 2020

O óleo de Rosa Mosqueta é tradicionalmente conhecido por suas propriedades terapêuticas e pelo seu grande poder regenerador fitoterápico. O óleo de rosa mosqueta é extraído da espécie Rosa aff rubiginosa oil (ou Rose Hips), originária da Ásia e hoje amplamente comercializada pelo Chile. Esse óleo vegetal não tem nada a ver com a ROSA e nem com o odor floral das rosas, tem sensorial olfativo semelhante ao óleo de cozinha, um pouco mais acentuado.

Para a extração, utilizamos as sementes do fruto da rosa canina.

É prensado a frio e refinado, para conseguirmos uma maior compatibilidade com a pele e manto hidrolipídico, sem perder as propriedades das sementes dessa planta.

Rico em ácidos graxos essenciais (A.G.E) poli-insaturados, promove renovação celular da epiderme e atua muito bem nos cabelos, na face , no corpo e nas unhas dos pés e mãos, é comumente utilizado em pequenas áreas ressecadas e pontuais, que necessitem de uma hidratação extra, como mãos, pés, rosto, cicatrizes, manchas suaves, lábios e região dos olhos. Internacionalmente prescritos por cirurgiões para redução de cicatrizações e pós cirúrgicos. Ele age diretamente na cicatrização da pele proporcionando um sensorial suave e que reduzirá possíveis queloides.


Para face, use puro, excelente para remover maquiagem, nesse caso use 3 gotas em um cotonete e com a pele lavada e seca passe ao redor dos olhos, pode espalhar o residual e deixar agir na pele a noite toda, evite contato com mucosas.


Para o corpo, use sempre associado a outro óleo vegetal, pode ser de amêndoas doces, abacate ou semente de uva, nesse caso medir 10% de rosa mosqueta e restante dos outros óleos vegetais, misture até obter a densidade e atividade desejada.

Seu sensorial de toque é bastante agradável, mas o odor é característico, intenso graças às cadeias carbônicas aliadas aos carotenoides.

Pode ser usado puro nos lábios para frios e queimaduras leves de sol, assim como nos pés e unhas contra rachaduras e ressecamentos intensos.



Perguntas Frequentes:


Como e quando usar o óleo de Rosa Mosqueta?

Nos cabelos (antes de lavar):

Nesse caso use junto com o óleo vegetal de jojoba WNF, meio a meio, ideal para couro cabeludo ressecado e com leves descamações, adicione junto 1 gota de óleo essencial de lavanda e 1 gota de óleo essencial de cedro. Aplique nos cabelos secos, retire sempre com xampu compatível a atividade desse óleo vegetal, nesse caso indicamos a linha VEGANA WNF, RAIZES FORTES. Condicione com mesma linha, sempre na cabeça toda, couro e cabelos, terá um resultado mais eficaz.

Na face: Use a noite, puro. Atenção para equilíbrio hidro lipídico da sua pele.

Antes de passar o óleo garanta que a sua epiderme esteja equilibrada no que diz respeito ao seu manto hidrolipídico, pois no banho se perde naturalmente a proteção da pele por passar sabonete, muitas vezes agressivo e água quente na face.

Para garantir este equilíbrio, primeiro aplique na pele limpa e seca água termal de gerânio WNF ou de lavanda, deixe secar naturalmente e garanta a parte hídrica. Depois aplique o óleo puro na face e garanta a proteção lipídica, promovendo uma maior ação benéfica para sua pele.

Pode ser utilizado em todas as idades?

O óleo de Rosa mosqueta é um óleo vegetal e por ser natural e sem conservantes ou químicas agressivas, podem ser usados em todas as idades.

O óleo de rosa mosqueta tem uma alta concentração de ácido linoleico (35,9 - 54,8%), alfa-linolênico (16,6 - 26,5%) e oleico (14,7 - 22,1%), além de uma presença de antioxidantes lipofílicos, como os tocoferóis e os carotenoides. É uma combinação com propriedades anti-inflamatória e antioxidante, auxiliando no combate as oxidações e estresse da pele. Além disso, esse óleo é rico em vitaminas: A, C, E, B1 e B2,

Quando começar a usar?

Quanto antes melhor. Indicado para todos os tipos de pele. As peles maduras são as mais necessitadas desse tipo de cuidado, indicamos para mulheres desde 15 anos até idosas, pós menopausa.

É preciso indicação de um dermatologista para utilizar o óleo?

Sempre bom ter indicação do dermatologista ou profissional da saúde, quando existe uma razão pontual para esse uso, mas é um óleo muito usado para manutenção da pele, diariamente à noite.

Para saber da legitimidade do óleo você precisa confiar na empresa que está fornecendo o óleo. Pesquise quanto tempo tem no mercado, qual a espécie botânica que a empresa está trabalhando, se o óleo é puro, peça ficha técnica dos óleo para saber sua procedência e descobrir as atividades moleculares compostas nesse produto.

Qual uitizar? Vitamina C ou Óleo de Rosa Mosqueta?

A indicação deverá ser de um profissional da saúde ou do seu dermatologista.

Cada ser humano é único e os produtos naturais ajudam nos tratamentos e são complementares às diversas terapias integrativas e de bem estar preventivas. A Vitamina C pode manchar a pele se usada com exposição solar logo após a aplicação, além de estimular a descamação da epiderme.

Essa escolha deve partir da análise da causa e do porque usar cada uma dessas matérias primas na face, ou regiões do corpo.

Mais Informações:

o Para todo o corpo: Pode ser usado no corpo todo como hidratante natural, na face e cabelos use associado ao óleo vegetal de jojoba WNF, no corpo associe aos óleos de amêndoas, abacate, semente de uva ou gérmem de trigo. A hidratação da epiderme é essencial para nossa proteção e esse óleo contém uma variedade de ácidos graxo essenciais (A.G.E), importantíssimos para o equilíbrio da mesma.

  • Pode melhorar em algumas manchas: O óleo contém na sua composição, moléculas, como o ácido trans-retinóico, que ajudam nos pigmentos, suavizando manchas.

Mas atenção: As manchas são assunto sério e só poderão ser tratadas com avaliação correta de especialistas ou profissionais da saúde. Primeiro identifique a causa, para depois tratar. Consulte sempre um dermatologista nesse caso especifico.

  • Ajuda na cicatrização: Com a combinação de ácidos graxos essenciais e vitaminas, A, B1, B2, C e E, o óleo de rosa mosqueta promove a renovação celular, ajudando na recuperação e na cicatrização de lesões.

  • Excelente hidratante para rosto antes de dormir: Como apontam alguns estudos, o óleo de rosa mosqueta ajuda a combater o envelhecimento da pele por dois motivos. Primeiro, por suas propriedades antioxidantes. Segundo, por ser rico em vitaminas A, B1, B2 e C, que estão diretamente ligados a produção de colágeno, responsável por dar elasticidade e firmeza para a pele.

Referências bibliograficas:

Livro: Técnicas de aplicação de Óleos essenciais, terapias de saúde e beleza escrito pelo prof Fernando Amaral


Créditos: Cristiane Pagliuchi da Silveira

  • Eng. cosmética, aromaterapeuta, osmóloga

  • Especializada em psicoaromaterapia, linguagem do corpo e terapias para pets

  • Diretora da empresa WNF

  • Idealizadora da loja conceito Aromastock com foco em aromas e aromaterapia


361 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page