top of page
Buscar

Óleo essencial de Cedro Virgínia

  • INCI NAME: JUNIPERUS VIRGINIANA OIL

  • CÓDIGO CAS: 83984‑76‑3

  • NOME BOTÂNICO: Juniperus virginiana

  • FAMÍLIA: Cupressaceae

  • ORIGEM: Estados Unidos

  • ÓRGÃO EXTRAÍDO: material lenhoso em pó

  • EXTRAÇÃO: destilação ou hidrodifusão

  • RENDIMENTO: 35 g de óleo essencial por quilo de planta

  • CARACTERÍSTICAS: aroma lenhoso, balsâmico, denso

  • ASPECTO: óleo transparente, de incolor a levemente amarelado

Cedro é solidez, purificação e integridade.

Aplicações gerais: O óleo essencial de cedro é bastante popular nos Estados Unidos; a queima da madeira dessa árvore era utilizada em rituais indígenas de purificação antes de o óleo se tornar conhecido pela perfumaria. É um ingrediente muito apreciado pela indústria de perfumes. 


Esse óleo deve ser selecionado principalmente para os tratamentos da circulação venosa, pois ele age como um protetor e fortalecedor, melhorando a qualidade da estrutura e do sistema venoso. Para a proteção contra a formação de varizes, deve ser diluído em óleo de vegetal de gérmen de trigo. 


Outro ponto de destaque desse óleo essencial é sua eficiência em tratamentos de que‑ da de cabelo, principalmente masculino; ele fortalece e engrossa os fios, cuida do couro cabeludo e elimina a seborreia e a caspa, conferindo brilho e maciez aos cabelos. Para essa aplicação, deve ser combinado com óleo essencial de alecrim e óleo vegetal de jojoba. 

Na face, age como regulador das secreções sebáceas e pode ser utilizado em tratamentos de acne, aqui combinado com óleo essencial de melaleuca e óleo vegetal de jojoba. Nos pés, pernas, joelhos e cotovelos, ele hidrata profundamente, dada a sua natureza mais densa, evitando os ressecamentos na pele e protegendo contra rachaduras e fissuras,

principalmente aquelas que ocorrem entre os dedos dos pés. 


Nos tratamentos corporais, deve ser visto como um flebotônico, dado que ajuda beneficamente no fortalecimento das estruturas venosas e aumenta a drenagem linfática natural do organismo, podendo ser utilizado com bastante eficiência em drenagens linfáticas, principalmente no pré e pós‑operatório. 


Seu aroma lenhoso, denso, característico é um tônico masculino que estimula a atividade sexual masculina por ter uma afinidade natural com o hormônio sexual masculino. No ambiente, seu odor evoca sensações fortes, como dominância, masculinidade, introspecção, plenitude, confiança e maturidade. 


Em tratamentos holísticos, o óleo essencial de cedro fortalece a estrutura psicológica, traz alinhamento emocional orientado por uma força mais masculina, ajuda a ter coragem e tomar decisões; seu aroma é excelente para meditação e introspecção, trazendo maturidade, seriedade e confiança. Não se conhecem contraindicações para o uso desse óleo essencial dentro das indicações desta literatura.


72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page