top of page
Buscar

Óleo Essencial de Lavanda: Parte 1/3 - Introdução e Uso

“A lavanda atua suavemente na pele e acalma as emoções”

(TISSERAND; Jünemann, 1999, p. 14).


Hoje, o público melhor informado, busca produtos ecologicamente corretos, naturais, menos agressivos à pele e mais seguros. 

Neste contexto, nota-se o crescimento dos adeptos aos cosméticos naturais e veganos com benefícios funcionais e terapêuticos para tratamentos diversos de saúde e bem-estar. Para um produto ser natural e ter atividade funcional e terapêutica, é necessário a presença de matéria prima vegetal fitoterápica com atividade especifica. Os óleos essenciais podem ser os ativos que você procura e que devem estar presentes nas composições desses produtos.  Milhares de produtos já utilizam óleos essenciais nas suas fórmulas terapêuticas e os mais consumidos são aqueles que proporcionam calma, tranquilidade, relaxamento muscular e podem tratar ansiedade e distúrbios do sono. 

O óleo essencial de Lavanda é um dos mais conhecidos do mundo e é utilizado exatamente para esses fins.  Possui atividade calmante, relaxante, cicatrizante (regenerador celular), antisséptica, bactericida, analgésica. A literatura descreve o óleo essencial de lavanda como o mais versátil e útil de todos os óleos essenciais. Ele estimula o crescimento de nova pele e acelera a cura da pele lesada, podendo ser usado em queimaduras leves e em machucados. Promove a formação de novas camadas de células sadias, permitindo descrever este efeito como processo de rejuvenescimento. 

Há muito tempo é apreciado por suas propriedades e utilizado nas mais diversas aplicações cosméticas, voltadas para o bem-estar e para produtos cosméticos multifuncionais skin care, além de hidratar a pele, perfumá-la e mantê-la saudável, com sensação calmante e relaxante. 

A absorção dos princípios ativos do óleo essencial de lavanda se dá através da pele por mecanismos de permeações cutânea ou pela via respiratória (Aromaterapia). Esta última capta a fração volátil, levando-a até o cérebro onde serão decodificadas, proporcionando ao organismo diversas sensações benéficas de bem-estar e cura.

Veja abaixo alguns protocolos de uso do Óleo Essencial de Lavanda para atender diversos tratamentos no corpo e mente:


Créditos: Cristiane Pagliuchi da Silveira


  • Eng. cosmética, aromaterapeuta, osmóloga

  • Especializada em psicoaromaterapia, linguagem do corpo e terapias para pets

  • Diretora da empresa WNF

  • Idealizadora da loja conceito Aromastock com foco em aromas e aromaterapia

Fontes:

  • AMARAL, Fernando, 2015

  • TISSERAND; Jünemann, 1999

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page