top of page
Buscar

Óleo Essencial de Petitgrain



O Óleo Essencial de Petitgrain é um dos queridinhos da aromaterapia. Pode ser usado tanto na pele quanto no ambiente, pois é super versátil.


Muitas pessoas confundem o Óleo Essencial de Petitgrain com o Óleo Essencial de Laranja Amarga ou Óleo Essencial de Neroli. A diferença entre eles se dá pela escolha da parte da árvore a ser destilada.


A espécie se chama Citrus aurantium, e é uma arvore com folhas, frutos e flores. Para extração do Óleo Essencial de Petitgrain usamos somente as folhas; já para a extração do Óleo Essencial de Laranja Amarga usamos as cascas dos frutos e para extração do Óleo Essencial de Neroli usamos somente as flores. Nosso Óleo Essencial de Petitgrain é importado do Paraguai e possui aroma fresco e revigorante.


As notas olfativas se concentram no topo e corpo e são cítricas e florais, uma combinação bem harmônica.


O uso deste Óleo Essencial proporciona benefícios para a pele, deixando-a tonificada e com pH equilibrado. Já nos cabelos o resultado são cabelos menos oleosos, saudáveis e viçosos.

É um excelente ativo para a desodorização de odores indesejados. Nesse caso deve ser manipulado junto com álcool e em sinergia com o Óleo Essencial de Melaleuca ou Óleo Essencial de Copaíba.


No ambiente, proporciona sensação de alegria e descontração, capaz de reduzir melancolia

e tristeza.


É também utilizado no ambiente para as práticas de yoga e meditação. Ajuda a acalmar, reduzir a tagarelice incessante da mente, aliviar o estresse mental e multiplicar os pensamentos positivos.


Em sinergia com o Óleo Essencial de Lavanda, acalma ainda mais, amenizando sentimentos agitados e ajudando em quadros de ansiedade, angústia e depressão.

Preciso ter cuidado ao usar o Óleo Essencial de Petitgrain?


Como todos os óleos, o uso do Óleo Essencial de Petitgrain deve seguir algumas regras:


- Não aplique diretamente na pele.


- Dilua de 1 a 2 gotas diretamente em 2 colheres de sopa de creme neutro, óleo vegetal ou gel neutro de Aloe Vera e aplique na área desejada.


Atenção: por ser um Óleo cítrico não use e se exponha ao sol no dia seguinte. Fique pelo menos um dia após a aplicação sem ter contato com o sol diretamente.


- No ambiente utilize de 10 até 15 gotas com água em difusores ultrassônicos da WNF, ou elétricos WNF. Pode ser aplicado direto em cerâmicas ou peebles, nesse caso aromatizará ambientes menores como lavabos ou mesa de escritório. Limpe sempre seu difusor após o uso.




Posso combinar o Óleo Essencial de Petitgrain com outros óleos essenciais?

São muitos os efeitos possíveis quando você cria a sinergia direcionada ao que deseja obter naquele momento, então use e abuse da sua "versão" alquimista e coloque a mão na massa com essas dicas:

Óleo Essencial de Petitgrain + Óleo Essencial de Lavanda

Funcionalidade: Acalma, traz paz, tranquilidade e relaxa.

Em um difusor de ambiente combinar os Óleos Essenciais de Petitgrain e Lavanda (7 gotas de cada no máximo) para promover um sono tranquilo e revigorante. Use 1 hora antes de dormir ou durante toda a noite (nesse caso deixe o difusor ultrassônico ligado no modo 8 horas ou mais e coloque bastante água para promover dispersão homogênea no ar).

Pode ser usado na pele como pós-banho antes de dormir. Misture 5 ml ou 6 ml de qualquer óleo vegetal, pode ser Amêndoas Doces, Gérmen de Trigo, Semente de Uva, Abacate, Jojoba ou Coco, com 1 gota de Óleo Essencial de Petitgrain e 1 gota de Óleo Essencial de Lavanda, passe no corpo após o banho, dando maior ênfase na região da barriga.


Óleo Essencial de Petitgrain + Óleo Essencial de Lemongrass

Funcionalidade: Lipolítico e Anti-oleosidade / Foco e alegria

Em um difusor de ambiente combinar os Óleos Essenciais de Petitgrain e Lemongrass (7 gotas de cada no máximo) para transformar seu ambiente em um local mais alegre e com ênfase no foco, raciocínio e atenção. Use os Óleos Essenciais sempre com água nesses difusores. Ideal para ambientes coorporativos, escritórios, salas de aula. Use durante sua atividade de estudo ou para aromatizar ambientes durante o dia.

Pode ser usado na pele como pós banho após exercícios físicos. Misture 5 ml ou 6 ml de qualquer óleo vegetal, pode ser Amêndoas Doces, Gérmen de Trigo, Semente de Uva, Abacate, Jojoba ou Coco, com 1 gota de Óleo Essencial de Petitgrain e 1 gota de Óleo Essencial de Lemongrass, passe no corpo após o banho, dando maior ênfase na região da barriga, pernas e culote (região de células adiposas, gordura localizada).

Nos cabelos oleosos use 1 gota de Óleo Essencial de Petitgrain e 1 gota de Óleo Essencial de Lemongrass no shampoo na hora do banho. Misture sempre na mão, nunca no frasco de shampoo e use imediatamente. Essa misturinha pode ser aplicada nos cabelos 2 x por semana, no máximo. Condicione como de costume.



Outro jeito de usar nos cabelos para equilibrar a oleosidade é passar a sinergia dos 2 óleos Essenciais junto com 4 ml de Óleo Vegetal de Jojoba antes de lavar. Nesse caso aplique nos cabelos limpos e secos. Passe diretamente no couro cabeludo e nos fios, deixe agir por até 10 minutos e lave com shampoo da linha Vegana WNF Couro Detox. Condicione com condicionador da mesma linha. Use até 2 x na semana, não mais que isso, por um mês, depois use 1 x na semana por mais 1 mês. Tratamento de 2 meses.


Óleo Essencial de Petitgrain + Óleo Essencial de Gerânio Bourbon

Funcionalidade: Anti-oleosidade e anti-aging / Alegria e aconchego.

Em um difusor de ambiente combinar o Óleo Essencial de Petitgrain e o Óleo Essencial de Gerânio (7 gotas de cada no máximo) para transformar seu ambiente em um local mais alegre e aconchegante. Use os Óleos Essenciais sempre com água nesses difusores. Ideal para quartos, salas de estar, festas, jantares e lavabos.

Pode ser usado na pele como pós banho. Misture 5 ml ou 6 ml de qualquer óleo vegetal, pode ser Amêndoas Doces, Gérmen de Trigo, Semente de Uva, Abacate, Jojoba ou Coco, com 1 gota de Óleo Essencial de Petitgrain e 1 gota de Óleo Essencial de Gerânio. Passe no corpo após o banho, dando maior ênfase na região da barriga. Ajuda no equilíbrio hormonal feminino. Nesse caso use a sinergia de óleos essenciais durante a TPM, climatério e menopausa.


Perfume de ambiente ou corporal com óleo Essencial de Petitgrain

Você pode aventurar-se no mundo dos perfumes naturais utilizando o "Guia completo para perfumistas iniciantes".

Nele você terá todas as dicas para iniciar a produção do seu próprio perfume através de técnicas de laboratório com óleos essenciais naturais. O perfume corporal com Óleo Essencial de Petitgrain proporcionará maior refrescância, alegria e descontração. É um aroma super moderno e descolado. No ambiente ajuda a eliminar maus odores e tira o cheiro de cigarro do ar. Poderá ser usado dentro de armários, gavetas, malas e diretamente no tapetinho do carro

E você, gosta do aroma? Conta sua experiência, dá um pulo no @aromastockoficial e conta para gente :)


Pode perguntar: @cristiane_wnf ou e-mail cristiane.pagliuchi@wnf.com.br



Por Cristiane Pagliuchi


Eng Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page