top of page
Buscar

Mulheres maduras: como usar os óleos essenciais a seu favor



Entenda os benefícios dos óleos essenciais e como eles agem na saúde da mulher madura


Nós, mulheres maduras, estamos vivendo uma das nossas fases mais desafiadoras. Para muitos, envelhecer é uma carta branca que é dada somente aos homens e não às mulheres. Tem muita gente por aí que acha que os homens de cabelos brancos ficam mais sábios, empoderados, atraentes.... e as mulheres? Por que não podemos assumir os nossos brancos e cortar os cabelos com cortes sensuais, sexys, ficar em paz com as nossas ruguinhas e com o nosso corpo por inteiro?


David Bowie já dizia: “envelhecer é um processo extraordinário em que você se torna a pessoa que você sempre deveria ter sido”.


É isso! Só o tempo, as experiencias e vivências que nos fazem reconhecer nossos valores e nosso propósito de vida. Para nos entendermos melhor, devemos ouvir as nossas dores! Mas é o que você sente quando enxerga no espelho é que vai fazer toda a diferença nesse momento, vai te trazer paz, aceitação e acolhimento.


Comece sendo gentil com você mesma!!


Posso dizer com propriedade que SIM, é possível tratar dessa “nova fase de vida” com produtos naturais, sem químicas, sem agressividade ao organismo, compatíveis com a nossa essência e principalmente com a fisiologia de nosso corpo.





Podemos usar os óleos a nosso favor como ferramenta complementar à alimentação, hábitos saudáveis e até a alguns tratamentos com remédios alopáticos.


Quando falei que os óleos são ativos naturais que conversam com nossas necessidades fisiológicas, quero dizer que em cada óleo essencial existem várias moléculas e que elas atuam de duas formas no nosso corpo.


Primeiro pelo olfato, volatilizando os óleos essenciais no ambiente com a ajuda de difusores, à vela, ultrassônicos ou de tomadinha.


Ao respirar você irá inalar notas olfativas voláteis que atingirão o sistema límbico.

No corpo, a absorção será através da epiderme, que atingirá a derme e consequentemente a corrente sanguínea, atuando positivamente no organismo como um todo. Nesse caso existem alguns protocolos que eu vou ensinar aqui para vocês:


Podemos usar os óleos em banhos de imersão, em escalda-pés, no travesseiro, e como hidratante após o banho.


Para entender os protocolos, que são sempre em gotas, preciso explicar que cada gota de óleo essencial corresponde em média a 30 gramas de planta in natura, planta cortada fresca.


Por isso, 1 gota significa muito. Os óleos devem ser usados sempre com consciência e dentro das técnicas de aplicações seguras.


Então vamos lá?


Escolhi os melhores óleos essenciais, que se comunicam com o resgate desse feminino, mas também levando em consideração o custo-benefício de cada um deles.

Os óleos essenciais escolhidos foram: Gerânio, Palmarosa, Ylang-Ylang, Laranja Doce, Petitgrain, Lavanda, Lavandin e Patchouli.


Nessa seleção não coloquei o Óleo Essencial Puro de Rosas pelo fato deste óleo ter um custo muito elevado, se comparado aos outros óleos essenciais florais. Para ter os benefícios desejados da Rosa na pele, é melhor escolher um produto pronto para uso. Nesse caso, indico o Creme de rosas da linha Vegana da WNF, por exemplo. Pode usar direto na pele do rosto, no colo e mãos de dormir.


O odor desse produto é sensacional, agrada sempre quem estiver com você.




Óleo essencial de Gerânio e de Palmarosa


Ricos em geraniol, molécula majoritária presente em ambos os óleos, ajudarão na libido e no acolhimento. Atuam no emocional e trabalham o reconhecimento e a aceitação. Um verdadeiro “colo de mãe” que atua também no equilíbrio hormonal que tanto precisamos. Excelente para serem usados em momentos e sensações de perdas (perda de juventude, beleza, sensualidade... Deixa a mulher mais confiante e disposta.


O óleo essencial de Palmarosa da WNF é extraído no Brasil na fazenda das lavandas WNF e na cromatografia gasosa, que é um teste de qualidade, identificamos 65% de geraniol nos componentes químicos, como molécula majoritária, o que faz toda a diferença no sensorial e eficácia dessa matéria prima.


Excelente para a pele madura, da face e do corpo, pois proporciona maciez, mega hidratação e ajuda na flacidez em geral. Família: ésteres.




Óleo essencial de Ylang Ylang:

Conhecido como afrodisíaco e responsável por acalmar a mente. Atua no organismo como estrogen like, também equilibrando os hormônios femininos, empoderando a mulher, deixando-a mais sedutora e com pensamentos harmônicos. Excelente para a pele da face e do corpo, pois proporciona hidratação e ajuda muito na recomposição da epiderme, principalmente na região dos joelhos, cotovelos e pés ressecados. Molécula marjoritária: cariofileno, pertencente à família dos sesquiterpenos.




Óleo essencial de Laranja Doce ou Petitgrain

Ricos em limoneno, responsável por ajudar em momentos de depressão e tristezas. Os óleos cítricos resgatam a alegria, a felicidade, momentos lúdicos e criativos. Deixam a mulher mais charmosa, feliz e sorridente. Ajuda na eliminação de toxinas e redução de medidas indesejadas. Família: monoterpenos.




Óleo essencial de Lavanda Francesa ou óleo essencial de Lavandin

A Lavanda é rica em acetato de linalila e linalol, que promovem a paz, a tranquilidade e ajudam no sono e na redução do cortisol no organismo, diminuindo a angústia, ansiedade e estresse. Proporciona calma e acalma pensamentos negativos e agitados. Aciona o amor incondicional e a harmonia em geral.


Escolha o Lavandin quando você precisar dos benefícios da lavanda associados ao sistema respiratório e a dores musculares em geral. Possuem notas olfativas semelhantes ao eucalipto, eucaliptol e notas canforadas. Família: ésteres.



Patchouli: Rico em Patchulol, Alpha Patchouleno e Alpha Guaieno. Proporciona sensualidade, sem ser muito doce e nem floral. É uma nota olfativa mais masculina, porém muito sexy. Excelente para equilibrar sinergias que tenham como benefício o resgate da juventude. Foi um óleo muito usado nos anos 60 e 70 pelos jovens hippies e foi adotado por simbolizar a liberdade de expressão. Família: sequiterpenos.




E Como usar?

No ambiente, usar em difusores. Escolha o que mais te agrada (ultrassônico, vela, lâmpada ou os de tomadinha de cerâmica, que já falamos antes). Pingue no difusor, junto com a água, de 10 a 15 gotas. Sempre com água! Usar 4 x por semana, por até 3 horas por dia, não mais que isso.


Pode ser usado também naqueles colares pessoais, com pingentes, onde você coloca 1 gota de óleo essencial na parte absorvente do colar. Legenda: usar por até 3 horas ao dia no máximo, pois após isso não sentirá mais odor e os efeitos da aromaterapia não serão eficazes, resultando na cegueira olfativa.


No corpo/pele: Você vai misturar em 8 ou 10 ml de óleo vegetal, pode ser qualquer óleo vegetal, amêndoas doces, semente de uva, girassol, abacate, gérmen de trigo, jojoba, até 4 gotas de óleos essenciais. Você deve escolher os óleos essenciais pela sua funcionalidade.

Por exemplo: Precisa naquele dia se acalmar, mas está com pensamentos tristes e sem autoestima: Pingue na base de óleos vegetais 2 gotas de lavanda, 1 de laranja doce e 1 de gerânio ou palmarosa. Use depois do banho.


Aí vai uma dica: Se for namorar depois do banho, substitua a laranja doce pelo petitgrain, os homens gostam mais de petitgrain, essa nota olfativa cítrica é mais fechada, mais sensual, do que se comparada a nota olfativa da laranja doce, mais infantil, mais lúdica, descontraída.


Podemos usar os óleos em sinergias, misturados também nos banhos de banheira, ou seja, em banhos de imersão: nesse caso pingue até 10 gotas em 2 ml de óleo vegetal, e distribua na água da banheira, ele vai ficar flutuando no começo mais logo se ligará a pele, permeando pela epiderme.


Legenda: para quem não gosta de sair do banho com óleo no corpo, pingue em sais de banho, em sal grosso, faça a imersão e depois use como hidratante pós banho um creme neutro (2 colheres cheias) com 4 gotas de óleos essenciais.


Gosto muito de usar para equilibrar os hormônios uma sinergia de 1 gota de ylang ylang com 1 de gerânio ou palmarosa e 1 de laranja doce e 1 de lavanda, isso tudo sempre misturado com o creme neutro, se você não gosta de óleo.


Para ajudar a dormir, pingue 1 gota de lavanda ou lavandim no travesseiro.


Escolha o lavandin quando estiver um pouco gripada, pois o lavadim tem uma nota olfativa que é o eucaliptol, e outras notas canforadas que ajudam no sistema respiratório.

Todos os oleos utilizados na aromaterapia tem sua eficácia conforme sua qualidade, por isso utilize sempre óleos essenciais que tenham boa procedência, os da WNF são todos registrados na ANVISA e possuem: rastreabilidade, certificações, cromatografia e fichas técnicas seguindo referências e padrões definidos internacionalmente.


Protocolos:


Para equilibrar hormônios femininos:

Usar após o banho, de noite, como hidratante corporal. Dê preferência a usar o óleo na região abdominal, no umbigo.


Use 2 vezes semana, por até 3 meses seguidos.


10 ml de óleo vegetal de sua preferência, pode ser amêndoas, gérmen de trigo, semente de uva, abacate, girassol, jojoba ou 2 colheres de óleo de coco.

Se não gostar de óleo, use 2 colheres de creme neutro

1 gota de Gerânio, 1 de Palmarosa, 2 de Laranja doce e 1 de Patchouli.


Para Líbido:

Usar após o banho, de noite, como hidratante corporal. De preferência em usar o óleo na região abdominal, no umbigo.


Use 2 vezes por semana, por até 3 meses seguidos.


10 ml de óleo vegetal de sua preferência, pode ser amêndoas, gérmen de trigo, semente de uva, abacate, girassol, jojoba ou 2 colheres de óleo de coco.


Se não gostar de óleo, use 2 colheres de creme neutro.


1 gota de Gerânio, 1 de Ylang Ylang, 2 de Laranja doce e 1 de petitgrain.


Para trazer calma e ajudar no sono. Excelente para quem tem angústia e ansiedade


Usar após o banho, de noite, como hidratante corporal. De preferência em usar o óleo na região abdominal, no umbigo.


Use 2 x semana, por até 3 meses seguidos.


10 ml de óleo vegetal de sua preferência, pode ser amêndoas, gérmen de trigo, semente de uva, abacate, girassol, jojoba ou 2 colheres de óleo de coco.


Se não gostar de óleo, use 2 colheres de creme neutro.

+

1 gota de petitgrain, 3 de lavanda, 1 de Laranja doce.


Para trazer calma e tranquilidade. Excelente para quem tem angústia e ansiedade e está com resfriado ou com dificuldade de respirar


Usar após o banho, de noite, como hidratante corporal. De preferência em usar o óleo na região abdominal, no umbigo.


Use 2 x semana por até 3 meses seguidos.


10 ml de óleo vegetal de sua preferência, pode ser amêndoas, gérmen de trigo, semente de uva, abacate, girassol, jojoba ou 2 colheres de óleo de coco.


Se não gostar de óleo, use 2 colheres de creme neutro.

+

1 gota de gerânio, 2 de Laranja doce, 2 de Lavandin.


Para trazer aconchego, excelente em momentos de luto, de perdas, sensação que acontece quando os filhos saem de casa, etc:


Usar após o banho, de noite, como hidratante corporal. De preferência em usar o óleo na região abdominal, no umbigo.


Use 2 x semana, por até 3 meses seguidos.


10 ml de óleo vegetal de sua preferência, pode ser amêndoas, gérmen de trigo, semente de uva, abacate, girassol, jojoba ou 2 colheres de óleo de coco.


Se não gostar de óleo, use 2 colheres de creme neutro.

+

2 de gerânio, 1 gota de petitgrain, 1 gota de palmarosa e 1 de laranja doce.


Para trazer paz e desacelerar. Ajuda a aliviar algumas dores musculares ou em articulações

Usar após o banho, de noite, como hidratante corporal. De preferência em usar o óleo na região abdominal, no umbigo.


Use 2 x semana, por até 3 meses seguidos.


10 ml de óleo vegetal de sua preferência, pode ser amêndoas, germen de trigo, semente de uva, abacate, girassol, jojoba ou 2 colheres de óleo de coco.


Se não gostar de óleo, use 2 colheres de creme neutro

+

1 gota de laranja doce, 2 de lavanda e 2 de lavandin.


536 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page