top of page
Buscar

O potencial do olfato nas memórias e nas emoções

Por Fernando Amaral

Osmólogo, especialista em óleos essenciais e plantas aromáticas, autor do livro "Técnicas de aplicação de óleos essenciais" e CEO da WNF.



O Olfato é o sentido mais ligado ao instinto de sobrevivência, sua função básica está no auxílio à busca de alimentos, na defesa e na reprodução. Uma observação atenta a essas funcionalidades demonstra que todas elas atendem diretamente ao instinto de sobrevivência, nos animais é ferramenta indispensável, nos seres humanos o olfato atua da mesma forma e com os mesmos mecanismos, porém menos imprescindível para a sobrevivência e mais conectada ao prazer.


Quando sentimos o cheiro da comida, muitas vezes a fome é despertada, quando sentimos o cheiro de queimado, muitas vezes a adrenalina é produzida, quando sentimos um cheiro de estragado sentimos enjoo e ânsia, é muito fácil sentir as reações físicas provocadas pelos cheiros.


Atuamos de forma passiva em relação aos aromas que podemos sentir, ou seja, mesmo que você adquira um produto perfumado no mercado, e mesmo que você goste de seu aroma, você não tem a liberdade de escolher exatamente o cheiro que decidiram aplicar neste produto e, assim, se submete ao que encontra, um produto pronto que a indústria fabricou para agradá-lo. E está certo pois, se te agrada, porque não utilizar, não é mesmo?

Mas, em verdade, o olfato é mais profundo e mais amplo. Existe o cheiro da chuva, da brisa do mar, da floresta, existem milhares de plantas que produzem cheiros, existem mais oportunidades de desenvolver o olfato do que imaginamos... uma delas é aprimorar o conhecimento sobre óleos essenciais.


Óleos essenciais são extratos concentrados de plantas aromáticas e possuem inúmeros efeitos terapêuticos tanto no ponto de vista físico como emocional. Podemos dizer que os óleos essenciais estão para nós em equivalência com as cores no mundo visual e com as notas musicais no mundo auditivo. São infinitas as possibilidades das cores assim como dos sons, e de todas as músicas, então, para a linguagem do olfato, o quadro colorido ou a música tocada é como o perfume, mas no caso do olfato o componente invisível é capaz de despertar a memória, e aqui reside o potencial.


Se você estiver estudando o cheiro do óleo essencial de Lemongrass, e em um dia de prova levar um vidrinho contigo para a aula, quando abrir o frasco e sentir o cheiro vai acessar todas as impressões que aquele cheiro cunhou em sua memória e, dentre elas, estará o objeto do seu estudo. Esse é um dos exemplos, mas o mais magnífico, é que somos capazes de gravar o cheiro da casa, do bebê, da pessoa amada e nos sentirmos plenos e satisfeitos apenas com o contato com esses aromas.


Para você desenvolver mais essas percepções e compartilhar através do autoconhecimento recomendo a aquisição de uma pequena coleção de óleos essenciais, monte ela com Lavanda, Alecrim, Melaleuca, Eucalipto, Laranja, Grapefruit, Gerânio, Erva-Doce, Lemongrass e Ylang Ylang.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page