top of page
Buscar

Relacionamentos: como os óleos essenciais podem te ajudar.


Esse texto foi elaborado especialmente para uma Live entre Cristiane Pagliuchi, Eng. Cosmetica da WNF e Aromaterapeuta com especialização em Psicoaromaterapia e Linguagem do corpo e Pedro Maratá, Terapeuta Psicanalítico com especialidade em Coaching de vida e carreira, formado pela International Coach Federation.


Somos seres humanos que procuram viver em sociedade, se relacionando com outros seres humanos, animais e plantas.


Se relacionar com o outro de uma forma amorosa requer, em primeiro lugar, que estejamos abertos e receptivos para um novo amor. Requer disponibilidade e uma grande vontade para conhecer, se vulnerabilizar, reservar tempo de qualidade para o outro, estar bem com a vida e, acima de tudo, ter muito amor-próprio.

Sem amor-próprio não temos capacidade de amar a nós mesmos, tanto nossas qualidades, quanto também compreender nossos defeitos e sombras. Apenas quando isso acontece, quando amamos as nossas facetas com aceitação e acolhimento, colocamos a energia vital que temos dentro de nós em nossos relacionamentos amorosos, para que sejam saudáveis e proveitosos.


Queremos dar aquilo que temos para viver uma vida mais harmoniosa e em paz.


Todos buscamos nutrição, cuidado, carinho, aceitação e acolhimento num relacionamento, sem dependência emocional nem carência afetiva, de modo a sustentarmos uma vida harmoniosa em conjunto, com relacionamentos nutridores e saudáveis.


Os óleos essenciais são uma ferramenta que pode ajudar a atingir seu potencial máximo e a desenvolver relacionamentos saudáveis ao longo da vida, possibilitando a aceitação, e ajudando a amar mais e a amar ao outro. Além disso, os óleos podem auxiliar em quadros emocionais como ansiedade, angústia e depressão; ajudar a dormir melhor e a equilibrar os hormônios do corpo, proporcionando maior alegria e prazer.



Os óleos essenciais são extraídos de plantas e são puros. Uma gota equivale a em media 30 gramas de planta in natura. Ou seja, é um ativo muito potente e exige conhecimento de como devem ser aplicados no ambiente e na pele (Aromaterapia).



No ambiente os benefícios são absorvidos pelo olfato, ou seja, através da respiração: ao inalar as notas olfativas o sistema límbico reconhece e reage ao aroma. Os benefícios ocorrem durante a inalação e ainda depois, pois o processo continua agindo no organismo por vários dias...


Na pele a permeação molecular se dá de forma cutânea por meio da epiderme, derme e corrente sanguínea.


No ambiente sugerimos usar os óleos por meio de difusor ultrassônico ou à vela: nesse caso use sempre com água e 15 gotas de óleo essencial. Pode ser um óleo ou uma sinergia de óleos essenciais. Sinergia significa mistura de óleos essenciais que se complementam, proporcionando maior potência e ação através da aromaterapia. Use em ambientes de até 60 m2 por no máximo 3 horas seguidas no dia.


Se quiser dormir com o difusor ligado, diminua a quantidade dos óleos essenciais para no máximo 10 gotas.


Os óleos também podem ser usados em difusores do tipo “tomadinha elétrica”, nesse caso também indicamos usar um pouco de água em seu recipiente. No máximo 10 gotas, da mesma forma que se usa no difusor ultrassônico.


Para aromaterapia pessoal, existem ainda difusores pessoais de colares em que você pinga 1 ou 2 gotas no máximo e usa por até 3 horas no dia.


Se quiser aromatizar um local específico pontualmente, como ao lado da cama para ajudar a dormir, podemos usar cerâmicas ou até saches aromáticos, nesse caso pingue até 15 gotas e deixe na mesinha do lado da cama.


Já para o corpo indicamos o uso em banheiras, banhos de imersão ou escalda pés.

Em banhos use no máximo 8 gotas e permaneça na água por 20 ou 30 minutos. Se quiser uma hidratação da pele, use junto dos óleos essenciais 5 ml de óleo vegetal. Escolha entre: óleo vegetal de abacate, girassol, gérmen de trigo, amêndoas, semente de uva, jojoba, etc.


Você pode formular um óleo hidratante para usar após o banho de chuveiro, nesse caso use 10 ml do óleo vegetal de sua preferência ou 3 colheres de sopa de creme neutro associado a 5 ou 8 gotas de óleo essencial, no máximo.


Pode-se passar na pele após o banho ainda com a pele molhada, ou se preferir, se enxugue antes e aplique as misturinhas hidratantes depois. Deixe agir na pele até o próximo banho. Se for tomar sol no dia seguinte passe protetor solar. No caso de usar somente os óleos cítricos, para sua segurança, prefira não se expor ao sol por até 48 horas, pois pode manchar a pele.


E como escolher qual óleo usar?


Pela sua funcionalidade no organismo!



Gerânio: Pelargonium graveolens, origem Egito: Resgate do feminino, libido, vontade de seduzir, namorar. Ajuda em momentos de luto e perdas. É um óleo delicado com alto valor agregado. Equilibra os hormônios femininos, muito usado em momentos de TPM, climatério e menopausa. Confere à pela maciez, toque aveludado e mega hidratação.


Palmarosa: Cymbopogon Martini, origem Brasil: Autoconfiança, amor-próprio, segurança e firmeza nas decisões.

Ambos Ricos em geraniol, mesma molécula que tem a rosa e a palmarosa (chega a ter até 65% dessa molécula na sua composição química estrutural). A palmarosa da WNF é cultivada na Fazenda das Lavandas WNF. Cultivo orgânico e biodinâmico, com certificação IBD e orgânicos do Brasil.


Ylang-ylang: Canaga odorata, origem Ilhas Comores: Ylang ylang significa “flor das flores”, é uma flor rechonchuda e macia usada pelos povos das Ilhas Comores e Madagascar na lua de mel para ajudar na sensualidade e libido do casal. É um famoso afrodisíaco usado por mulheres em todo o mundo. As moléculas presentes nesse óleo tem uma ligação direta com os hormônios femininos. Seu aroma doce, intenso e provocante desperta a paixão e estimula os sentidos e o prazer, tornando os momentos conjugais mais profundos e marcantes.


Esses três aromas florais são os mais românticos do portfólio da WNF. A sinergia desses óleos proporcionam uma atmosfera apaixonante e podem ser usados também associados com óleos cítricos para equilibrar o sensorial olfativo das sinergias, quebrando aquele odor doce e que, se usado por muito tempo, pode se tornar enjoativo.


Lavanda: Lavandula officinalis ou angustifólia, origem França: Rica em acetato de linalila (chega a 48%) e linalol (que chega até 40%), acalma, traz paz, e ajuda a dormir. Excelente para angústia e ansiedade.


Reduz níveis de cortisol no organismo e desacelera o emocional, físico e mental.


Erva Doce: Foeniculum vulgare, origem Brasil: Encontro do prazer físico com o conforto emocional, acalma e tranquiliza, excelente para quem tem azia, fica angustiado e tem gastrite, úlcera, etc. Rico em Anetol, Limoneno e fenchona. Destilado na Fazenda das Lavandas WNF, possui as mesmas certificações do óleo de palmarosa.


Patchouli:Pogostemon cablin, origem Malasia: nota olfativa mais masculina, mais fechada, amadeirada e doce. Nos anos 60 e 70 esse aroma foi adotado pelos Hippies como símbolo de liberdade de expressão e atitude. Aroma exótico, afrodisíaco, introspectivo e sedutor, ajuda a aumentar a percepção sensorial. Alinha o fisico, mental e emocional. Protege e envolve o corpo e a alma.


Laranja Doce Citrus aurantium dulcis, origem Brasil: é o melhor óleo para melancolia e depressão, resgata a alegria e a felicidade lúdica infantil. Excelente custo-benéfico, um dos óleos essenciais mais baratos do portifólio da WNF. Rico em limoneno


Petit grain: Citrus aurantium, origem Paraguai: com a molécula majoritária limoneno, também possui acetato de linalila e linalol, ajudando a acalmar e a trazer mais conforto emocional. Excelente para quadros nervosos, diminuir a insegurança, ajudar a afastar pensamentos repetitivos e negativos, proporcionando alegria e felicidade. É um aroma festivo e convidativo.


Os óleos da WNF são puros, veganos, não são testados em animais, livres de conservantes, parabenos, químicas agressivas e são sustentáveis, pois o vidro é reciclavel e o óleo proveniente da planta e não gera lixo. É a matéria-prima pura.


A WNF segue normas de ISO internacionais dentro dos padrões de ISO 8901:2003. Todos os óleos tem cromatografia gasosa por lote e análises físico-químicas com ficha técnica por lote. Possuem rastreabilidade desde o cultivo até o envase.




Texto: Pedro Maratá e Cristiane Pagliuchi

Protocolos de aplicação: Cristiane Pagliuchi







Por Cristiane Pagliuchi


Eng Cosmética, Aromaterapeuta, especializada em osmologia, psicoaromaterapia e linguagem do corpo.



88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page